edição e design – resenha e opinião

Em minhas aulas de Produção Gráfica procuro, ao máximo, questionar os alunos sobre a atual importância e relação do impresso com o digital, em uma [não tão nova] realidade onde as pessoas podem não apenas receber informação, mas também produzir, interagir, opinar, reconstruir e reconfigurar significados em “tempo real”.

No entanto, alguns conceitos do impresso se tornam imprescindíveis para a criação e desenvolvimento efetivo de qualquer obra. Quando meu cunhado (grande designer) soube que eu seria professor, me indicou o livro Edição e Design, sendo este meu primeiro contato com o autor Jon V. White.

A obra é uma das publicações mais fantásticas e divertidas com as quais já tive oportunidade de interagir. White faz considerações importantes sobre não apenas a criação em si, mas sobre aspectos muitas vezes ignorados pela maioria dos criativos ao redor do globo: o ambiente, o indivíduo, a tridimensionalidade do projeto.

Na página das resenhas do livro no Skoob encontrei uma breve resenha de um grande amigo, o Tarcízio Silva (recomendo a leitura de seu blog), da qual cito uma passagem:

“Desfile” é o capítulo mais suculento. Infelizmente, a maioria dos livros de design gráfico ignoram um aspecto importantíssimo: a sequencialidade entre as páginas como recurso estético ou narrativo. White diz: “o modo pelo qual os observadores reagem a uma página é afetado pela memória daquilo que acabaram de ver, assim como a curiosidade pelo que vem em seguida. Hábeis comunicadores exploram essa quarta dimensão – o tempo – para dar ‘ritmo’ ao produto e incluir surpresas, altos e baixos emocionais.” Utiliza essa metáfora do “desfile” e compara o passar das páginas a várias outras artes e performances.

uma das páginas do livro, especificamente a capa de início do capítulo “cor” (que inclusive é a única parte no livro inteiro que possui cor e um papel diferente do restante da publicação)

White se utiliza de uma linguagem despojada e exemplifica, através de desenhos claros, aquilo que diz com palavras, estabelecendo a relação da qual tanto comenta entre imagem e texto.

Alguns de seus capítulos são bastante breves, como “A Publicação”, um dos primeiros do livro. Há outros muito mais longos, como “Desfile” e “Imagens” e que exploram com riqueza vários caminhos e maneiras de se construir o layout, passando por alinhamento da página como um todo, da imagem em relação ao texto, das legendas em relação às imagens, do espaço vazio enquanto instrumento de intensificação da leitura e até das diversas maneiras de se utilizar uma mesma imagem conforme a intenção da matéria.

Edição & Design vale cada página de leitura e merece ser revisitado regularmente.

E uma curiosidade: White disponibilizou algumas de suas obras como Domínio Público. Vale conferir!

Sobre Yuri Amaral

sou formado em publicidade e propaganda e atualmente curso o programa de pós graduação em estudos interdisciplinares da unila. ainda na época da faculdade empreendi alguns projetos, como uma revista, um fanzine e um evento de cultura pop japonesa. atualmente, dou aulas no curso de comunicação social de um centro universitário local, em foz do iguaçu, pr.
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